Dê play no player acima ^ e escute músicas de Pelotas!

Dê play no player acima ^ e escute músicas de Pelotas!

14 de set de 2017

Passeio em família mostra Pelotas na década de 50

Imagine Pelotas em 1951, neste vídeo de quase 15 minutos de ótima qualidade e produção para a época, o Sr. Darcy Franke junto a sua família, nos deixa um fabuloso registro da nossa Pelotas.
Passeio em família a antiga Cerquinha, como era chamada a região que situava-se no final da Av. Bento Gonçalves, quando não havia casas ainda nem o Colégio Pelotense.
Cenas de Páscoa (23.5.1951) em família na residência dos Frankes na Av. Bento Gonçalves. "Folguedos infantis" nome dado pelo próprio Sr. Darcy, sim o Sr. Franke editava e nomeava as cenas, nesta podemos ver as crianças brincando na antiga Pr. Julio de Castihos, atual Parque Dom Antônio Zattera. 
Sr. Paulo Franke, filho do Sr. Darcy, que nos passou todas as informações sobre o vídeo, conta que no fim do vídeo podemos conhecer sua bisavó, que mal falava o português, na cena intitulada "A casa da vovó", que residia no fim da Av. Bento Gonçalves.

Este vídeo é propriedade de Pedro Freire Franke.


9 comentários:

  1. Muito legal esse vídeo, parabéns pelo resgate marcante da nossa cultura pelotense!

    ResponderExcluir
  2. Voltei no tempo com este vídeo. Cresci assim. Na época fazíamos um ninho para receber os ovinhos do coelhinho. Na Praça dos Macacos brincávamos de barquinho no laguinho. Usávamos calças curtas com suspensórios e as meninas vestidinhos. As famílias saiam aos domingos para visitar os parentes os passear no centro da cidade. Todas as casas tinham um varal para roupa e algumas galinhas no galinheiro. Acordávamos com o cantar do galo.Os homens gostavam de usar terno e gravata, e as mulheres, sempre elegantes também, não abriam mão do vestido. Uma beleza esse resgate de uma época que hoje é marca registrada da saudade. Parabéns pela postagem e à família detentora desse registro histórico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vitor por seu depoimento e por ser um grande incentivador e contribuidor com este projeto!

      Excluir
  3. Adorei o vídeo. Cresci brincando na Praça Julio de Castilhos. Estudei no antigo Grupo Escolar João Afonso da 1a. à 4a. série do Curso Primário. O Grupo Escolar ficava em frente à minha casa. Saudade...

    ResponderExcluir
  4. Dez, nas fotos da Osório com canteiros é da década de 60

    ResponderExcluir
  5. Muito legal a iniciativa de divulgar os vídeos. Só algumas observações: eu sou neto do Darcy, sou Pedro Campos Franke, e não Freire Franke; não tenho propriedade sobre os filmes, eles foram herdados pelo meu pai, Nelson Medeiros Franke, que foi o único responsável pela conservação e pela digitalização desse acervo. Acabei me envolvendo muito com as filmagens e usei o arquivo para alguns vídeos do meu projeto musical, Bonifrate. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro, desculpe pelo erro do nome, foi Paulo Franke que me passou, disse que os filmes estavam com você e acreditei que seriam sua propriedade, irei arrumar seu nome e colocarei do seu pai também! Obrigado pela compreensão e se esclarecimento, leve meu agradecimento a seu pai por manter esses vídeos preservados e que com isso podemos compartilhar-los para Pelotas de agora e do futuro!

      Excluir

Olá tudo bem? Obrigado por deixar aqui seu comentário. Qualquer problema entre em contato direto com a página através do e-mail preteritaurbe@hotmail.com. Se quiser deixe também sua crítica construtiva. Abraço e viva Satolep!