Dê play no player acima ^ e escute músicas de Pelotas!

30 de jul de 2015

Clube Caixeiral - Pelotas

Imagem 1: Fachada Clube Caixeiral. Foto de Carlos Queiroz
Clube Caixeiral - Construído em 1902-1905. O projeto de construção é do arquiteto pelotense Caetano Casareto, de 1902, e revela um profissional refinado. A construção original, tal como se vê na foto antiga, ao lado, era encimada por 2 torres, posteriormente demolidas (Imagem 4).
O Clube teve origem na noite de 6 de outubro de 1879, quando alguns Caixeiros se reuniram por sugestão do colega Manuel Morales, para em comissão se entenderem com alguns patrões para conseguir o fechamento das portas do comércio aos domingos e dias santos, às 3 horas da tarde, até o dia seguinte. Após muito esforço isto foi conseguido em 8 de dezembro do mesmo ano. Em 25 de dezembro de 1879, com a presença de 97 caixeiros, foi criado o clube que tomou o nome de "Club União e Progresso".
Em 10 de janeiro de 1880 o clube passou a chamar-se "Club Caixeiral".
Durante alguns anos o clube ocupou várias sedes provisórias, até que em 11 de dezembro de 1905 passou a ocupar a sede própria, ainda em fase de conclusão.
O Livro de Visitas do clube registra nomes de personalidades na nova sede, como segue: - João de Sá Camela Lampréia - Ministro de Portugal; - Dr. A. Cassiano do Nascimento - Deputado Federal; - Dr. Affonso Penna - Presidente da República; - Dr. A. A. Borges de Medeiros - Presidente do Estado; - Dr. J. L. Rowen - Ministro norte-americano; - Dr. Júlio Philippe - Ministro Chileno; - Dr. Bruno Gonçalves Chaves - Ministro junto à Santa Sé; - Coelho Netto - Escritor; e, - G. C. Machado - Cônsul de Portugal.
Fonte: 100 imagens da Arquitetura Pelotense / Revista Pelotas-Memória - Fasc. 2 - ano 1996.

Imagem 2: Baile de carnaval no cClube Caixeiral, e suas belas cadeiras, ao centro Sr. Ilma Oliveira.
Foto Acervo Josiane Oliveira.
Imagem 3: Fachada do Clube Caixeiral em 1904, ainda com as duas torres. Foto: Nelson Nobre



Imagem 4: Clube Caixeiral visto da Praça Cel. Pedro Osório


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá tudo bem? Obrigado por deixar aqui seu comentário. Qualquer problema entre em contato direto com a página através do e-mail preteritaurbe@hotmail.com. Se quiser deixe também sua crítica construtiva. Abraço e viva Satolep!