Dê play no player acima ^ e escute músicas de Pelotas!

17 de abr de 2014

A "Glória" de Pelotas

      Na década de 30 acontece em Pelotas a sua verticalização, esse processo urbanístico começa na área central da cidade. Poderíamos marcar o início deste período com a construção do Edifício Glória em 1934, com mais de 4 andares, o último andar só foi construído em 1946 (note a diferença entre as fotos antiga e atual) e que tinha em seu projeto original cinco andares. Projetado pela firma Dahme, Conceição & Cia., localizado na esquina da Floriano com Andrade Neves. 
    A construção de edifícios começa se intensificar com a popularização do uso do elevador. Nessa leva outros prédios começam a surgir, entre eles o do Colégio Santa Margarida com projeto de Arthur B. Ward Jr. e execução de Affonso Goetze Jr. e a residência de J. B. Barcellos, projeto e execução de Affonso Goetze Jr.

Postal Edifício Glória
Inauguração do Bazar da Moda em de 1935
Fonte: ANNM (LAD/UCPel) 




Edifício Glória, Andrade Neves com Floriano, provavelmente decada de 30 (antes de 1946). Edifício onde funcionou a loja Mazza (térreo). Em segundo plano a esquerda observa-se loja de ferragens Bromberg na esquina da Osório (Atual Lojas Colombo).  
Fonte fotografia: internet, do Sr. Pércio Augusto Mardini Farias.


Rua Floriano esq. Andrade Neves, Edificio Glória quando funcionava a loja Mazza no térreo. Década de 80, construção do calçadão.  Foto de Vitor Hugo Lautenschläger

Edifício Glória com 4 andares. Atualmente farmácias São João (térreo). Foto google 2015.
Foto da esquina entre Rua das flores e São Jerônimo, no inicio do século passado, bem antes do Edifício Glória.


Fonte texto:










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá tudo bem? Obrigado por deixar aqui seu comentário. Qualquer problema entre em contato direto com a página através do e-mail preteritaurbe@hotmail.com. Se quiser deixe também sua crítica construtiva. Abraço e viva Satolep!